sábado, 27 de agosto de 2011

Filmes clássicos japoneses


Então vamos começar com o primeiro filme:




Hotaru No Haka – Túmulo dos Vagalumes

Diretor: Isao Takahata
Ano de produção: 1988
Studio Ghibli
Duração: 88 minutos
Hotaru no Haka conta a história do adolescente Seita e da irmãzinha Setsukoque vivem no Japão em guerra contra os Aliados na Segunda Guerra Mundial.Tudo começa a desmoronar quando o pai deles é convocado para defender o país, a mãe é morta durante um bombardeiro de aviões dos EUA e esse ataque também acaba destruindo a casa onde moravam. Sozinhos eles precisam se mudar para a casa de uma tia, mas são tempos difíceis e ela não é uma pessoa sensível com a dificuldade dos dois irmãos.
 Minha opinião:Certo, preciso fazer uma pergunta antes de tudo: você está com depressão?Você respondeu sim? Então é melhor nem assistir, estou falando sério. Mesmo a pessoa mais feliz do mundo vai chorar até soluçar depois que acabar. O Túmulo dos Vagalumes é o filme mais triste que eu já assisti.

Akira
Diretor: Katsuhiro Otomo
Ano de produção: 1988
Tokyo Movie Shinsha
Duração: 124 minutos
Akira é uma adaptação do mangá de Katsuhiro Otomo. A historia é contada na cidade de Neo-Tokyo, uma Tokyo reconstruída e ainda abalada pela Terceira Guerra Mundial. O ano é 2019 e a cidade é povoada por gangues de motoqueiros e o líder de uma dessas gangues é chamado de Kaneda. Em uma noite um grupo rival invade seu território e durante a perseguição, Tetsuo, o membro mais novo do grupo de Kaneda, acaba sofrendo um acidente com uma criança estranha.Tetsuo é levado pelos responsáveis por um programa governamental, que investigava sobre poderes psíquicos. Esse programa realiza uma série de testes que acaba despertando os poderes latentes do garotoe isso acaba tendo conseqüências desastrosas, colocando a cidade mais uma vez em perigo.

Akira é o filme mais respeitado da animação japonesa. Katsuhiro Otomo criou a obra prima da animação japonesa, que até hoje parece não envelhecer. É o típico filme que você vai precisar ver de novo e de novo para entender. O diretor precisou espremer 2000 páginas do mangá em apenas 2 horas de filme e fez de forma excelente, embora tenha acabado perdendo alguns detalhes importantes. Mas o grande diferencial de Akira é a arte, já se passaram mais de 20 anos e ela não envelheceu.

Perfect Blue

Diretor: Satoshi Kon
Ano de produção: 1998
Madhouse Studios
Duração: 80 minutos
Perfect Blue conta a história de Mima Kirigoe, uma idol do grupo pop chamado CHAM, que resolveu abandonar sua confortável carreira de cantora para tentar se tornar uma atriz. Claro que no começo ela não consegue muita coisa, apenas papéis secundários, fora que seus antigos fãs protestam contra esse novo rumo que sua vida tomou. O grande problema é que ela descobre um site chamado “O Quarto de Mima” e percebe que alguém está contando detalhadamente seu dia a dia e é claro que isso a assusta. A trama vai se aprofundando, a sua vida vai entrando em uma espiral violenta, ela precisa fazer cenas cada vez mais pesadas e enquanto isso alguns assassinatos acontecem com pessoas relacionadas a Mima
Fora que muitos estão falando que Cisne Negro tem muita coisa de Perfect Blue, e só não confirmo isso porque eu ainda não assisti o filme. Para quem quer um texto mais detalhado (e eu poderia falar por horas sobre isso) podem dar uma passada noexcelente post da Roberta, do blog Elfen Lied Brasil, sobre Perfect Blue clicando AQUI.

Na minha opinião:é aquele anime q você deve mostrar para as pessoas a sua volta q dizem q anime é para criança.





Um comentário: